top of page

O que você precisa saber antes de ir ao Egito - Parte 3

Gorjetas

Para tudo no Egito se deve dar gorjeta, principalmente se você é um cifrão ambulante, ops, turista! Daí você pensa, “ah tudo bem dar uma gorjeta para o garçom, para o motorista, em vários lugares é assim”. Não, não, quando eu digo tudo, é tudo mesmo. A menininha que vem e te fala “vou rezar para vocês terem filhos lindos”, gorjeta. A tia do banheiro que corre para abrir a torneira e te dar o papel toalha, gorjeta. O cara que colocou a mão de baixo para te aparar caso você desequilibre, gorjeta. O funcionário do aeroporto do balcão de informações que surpreendentemente te deu o quê? Uma informação, gorjeta. Mas pera aí, ele já não recebe para isso? Não interessa.


E daí você pensa, não vou dar e pronto. Sabe de nada inocente. A forma que eles pedem chega a coagir, e depois de um certo tempo que eles atravancam a sua passagem e não param de falar na sua cabeça, você dá para ficar livre. Mas isso também acontece com egípcios, não só estrangeiros.


Eu, que já sou gata escaldada, fiquei seis meses fora, perdi o molejo e quando cheguei, entre descer do avião e encontrar meu marido no saguão do aeroporto me surrupiaram 15 pounds. Como? Esbocei a vontade de pegar um carrinho de bagagem, que alguns indivíduos os cercavam e não nos deixavam pegá-los sozinhos. Como não ia ter jeito, eu deixei eles pegarem o carrinho para mim, e fazer a força de colocar a mala em cima, já planejando dar os 5 pounds que eu tinha no bolso para ele. Só que nisso, eles sempre desenvolvem os negócios e criam táticas surpresas, ele me aparece com um ticketizinho que um policial entregou para ele (eu vi!), falando que era o preço do carrinho, 5 pounds. Lá se foram meus 5 pounds, e óbvio que ele me coagiu a dar mais dinheiro para ele pelo não solicitado serviço prestado, mais 10. E quando ele virou as costas eu vejo o preço real impresso no ticket: 1 pound. Imagina uma pessoa “braba”.


Negociar é uma arte



A maioria das lojas no Egito não tem preços definidos nos produtos. O preço inicial vai depender da sua cara de “ryco”. Qualquer que seja o preço inicial, sempre negocie. Não se intimide se eles começarem a gritar e chegar muito perto, faz parte do show. Se você não quiser entrar no clima e caprichar na performance, faça o difícil. Fala que só tem tanto, vai saindo de fininho, que o preço vai diminuindo também.

Mas tenha em mente que se eles chegarem no preço que você está propondo, não comprar é uma grande ofensa, e tentar abaixar ainda mais o valor da proposta, é pior ainda.


O barato pode sair caro


No Egito o barato pode sair muito caro. Tentar economizar em um passeio ou na contratação de um guia, te deixa a mercê de muitos aproveitadores. E muitas vezes, a gente nem percebe o golpe. O Egito é um país barato, então muitas vezes, mesmo eles quintuplicando o preço, ainda sim você acha que está fazendo vantagem, enquanto poderia estar pagando muito mais barato. Por exemplo, há uns dias vi em algum blog que já não me lembro mais o nome, que pagaram 25 dólares pelo passeio de camelo, e que eles acharam relativamente barato pela experiência. Gente, esse valor é caríssimo, o máximo que já paguei foram 10 dólares. Por que meu marido já foi guia e sabe o preço real da coisa, não fosse isso, teríamos pago 25 dólares também felizes e contentes.


Um bom guia não te deixará cair nessas furadas, um guia barato te colocará em todas elas para lucrar em cima.

Posts Relacionados

Ver tudo

Programe sua viagem com a gente

Posts relacionados 

bottom of page