top of page

Egito – Aswan

Após divertidos dias no Cairo e Alexandria, voamos para Aswan. Cidade que seria o início do nosso Cruzeiro como expliquei aqui e aqui. Nossa programação na cidade antes de embarcar e iniciar a navegação eram as visitas a Grande Barragem de Aswan, Templo de Philae e Obelisco Inacabado.


Já pertinho do aeroporto, fica a Barragem que foi a nossa primeira parada. Mesmo que você não tenha sido aluno exemplar de história, deve se lembrar das cheias ou alta do Nilo. Pois é, um dos motivos da sua construção foi controlar esse fenômeno, garantindo que a agricultura pudesse ser explorada durante todo o ano. A segunda razão, é a produção de energia elétrica. Sua construção terminou em 1970, o que é relativamente recente.



Dois fatos curiosos é que a sua construção gerou uma ilha de crocodilos. O rio é cheio deles, que vinham se movendo a favor da corrente, do sul da África para o norte até chegar ao mar mediterrâneo. Como criaram a barragem, eles não são mais capazes de passar desse ponto, e foram se acumulando por ali. Então o lado sul é infestado deles, enquanto do Norte em diante, eles já não existem mais (de qualquer forma, melhor não arriscar).


O segundo fato curioso é que a construção dela fez com que vários templos fossem cobertos pela água. Inclusive o templo de Philae, que foi o nosso próximo local a ser visitado. Mas se ele foi submerso, como o visitamos? Bem, antes que isso acontecesse, na fase de planejamento da construção da barragem, o templo foi inteiramente transportado para uma ilha vizinha a ilha de Philae que não ficaria submersa. Então, hoje o visitamos nesse novo local.


Templo de Philae em Aswan


Apesar de terem tirado a originalidade do templo, é incrível pensar como algo tão grande e antigo pode ser transportado de um local para o outro sofrendo o mínimo de danos e sem deixar marcas aparentes. Nós, leigos poderíamos jurar que ele sempre esteve ali, há milhares de anos.



O templo é dedicado a Deusa Isis, e para chegar até ele é necessário pegar um barquinho ou felluca como é chamado. Durante o percurso, alguns vendedores de artesanato local foram conosco. Todas as meninas acabaram comprando colares e pulseiras. Eu mesma comprei um. Alguns eles diziam serem feitos de osso de crocodilo. Depois ficamos nos questionando sobre a possibilidade de ser verdade. Sendo ou não, ainda sim é incrível o fato de usarmos algo que adquirimos no sul do Egito de um local durante uma experiência tão única.





Uma coisa interessante de reparar é como os egípcios locais são completamente diferentes do restante do país, é o povo Núbio.

Homem Núbio conduzindo a Felluca


Lembramos que em Aswan estamos há apenas 370 km do Sudão. Nesse ponto do país a “pele de areia” como os egípcios gostam de descrever sua característica cútis bronzeada, começa a se tornar negra como mais ao sul da África. O povo núbio, entre os egípcios são conhecidos pela sua educação e coração puro. É possível visitar a Vila Núbia de Aswan com suas características construções, mas como expliquei aqui, seria necessários termos feito o cruzeiro de 4 noites para termos tempo.

Estilo arquitetônico núbio


Pertinho do ponto onde desembarcamos de volta, fica o Obelisco Inacabado. Não é nada de cair o queixo, ainda mais para quem está voltando de um dos templos mais incríveis do Egito. Mas vale a parada. É óbvio, mas até então, ninguém parou para pensar que um obelisco é esculpido em uma pedra inteira quase na horizontal (um pouco inclinado) e quando ele está pronto, é colocado em pé. Que trabalheira. Esse obelisco em especial, foi abandonado, pois antes de ser terminado ele sofreu uma rachadura, e provavelmente quebraria ao ser colocado em pé. Embora estivesse bem adiantado, preferiram começar outro.


Hora de embarcar! Chegamos então ao cruzeiro Al Jamila e a vista era linda. Aswan é famosa pelas fellucas (barquinhos a vela) no Nilo, que além de ser um passeio agradável compõe uma paisagem linda.


Aswan é também ponto de partida para quem deseja visitar o templo de Abu Simbel, há algumas horas ao sul. Para podermos fazer essa visita, o passeio a Vila Núbia e um prazeroso passeio de felluca, nos próximos grupos estendemos o cruzeiro para 4 noites.

Posts Relacionados

Ver tudo

Programe sua viagem com a gente

Posts relacionados 

bottom of page