top of page

Aeroporto Internacional do Cairo - como chegar


Nosso grupo de viagem chegando ao Aeroporto do Cairo


Se você vai ao Egito, provavelmente será esse o seu ponto de chegada. O aeroporto é bem grande e estruturado, mas possui algumas peculiaridades.


Se você contratou uma empresa para fazer o seu tour, não se preocupe, eles estarão lhe esperando na saída do avião (do avião mesmo, não após o portão de desembarque) para ajudá-lo. Se o seu avião parar na pista e você for transportado ao saguão de ônibus, eles estarão na entrada do saguão o aguardando com a plaquinha com seu nome. Eles ficam ali para ajudá-lo a fazer o visto, passar na imigração e pegar as malas. Essas tarefas que são simples em outros países, nem sempre são simples no Egito. Já contei como até mesmo o valor do visto pode ser confuso e como até eu que sou gata escaldada nas malandragens egípcias cai em uma na hora de pegar minha mala no aeroporto. Pode parecer exagero, mas no Egito, ajuda de entendedores é sempre bem-vinda e estar acompanhado de um egípcio vai te livrar de todo o assédio de vendedores e “pedidores” de gorjeta no caminho até o lado de fora.


A principal diferença do aeroporto do Cairo para os outros é que só pode entrar no aeroporto quem vai embarcar (apresentando a passagem aérea) e guias de turismo autorizados pelo Ministério do Turismo. Portanto se alguém vai levá-lo ao aeroporto tem que se despedir no estacionamento mesmo. Da mesma forma que se alguém for buscá-lo (a não ser que sejam profissionais do turismo de operadoras de viagem), terão que lhe esperar também na saída para o estacionamento do lado de fora. Essa é uma medida de segurança aplicada à risca pelo aeroporto e que já me rendeu apuros uma vez que tive problemas no check in da KLM. Conto melhor a situação em um próximo post.


A melhor forma de chegar e sair do aeroporto para o centro da cidade é sem dúvidas um transfer particular. Não deixe para se virar lá na hora pois a chance de cair em furada é bem grande.


Nos últimos meses o aeroporto inaugurou um serviço de shuttle oficial para várias partes da cidade. Os preços variam de 25 a 105 Pounds egípcios a depender de qual área da cidade você vai. O que em reais hoje varia entre R$4,50 e R$19,00. Bem baratinho, mas como o serviço é novo ainda não tenho um feedback da qualidade. E ainda se lembre, que ele não o deixará no hotel, te deixará em certo ponto da cidade e de lá para o hotel deve se virar com as malas. Você pode obter mais informações no site: http://www.cairo-airport.com/services_transportation.asp .


Os táxis são outra opção, apesar de baratos no Egito, nem sempre a qualidade é garantida. Alguns táxis são muito velhos, não tem licença e o taxista simplesmente não liga o taxímetro. Então se optar pelo serviço, sempre, sempre, sempre combine o preço com o taxista antes. E só escolha os táxis amarelos que são credenciados.


No aeroporto, há também o serviço das limusines. Não é o que te veio em mente. São táxis de luxo, pretos no estilo londrino. Eles só fazem o trajeto para o aeroporto, no restante da cidade não irá encontrá-los. Sem dúvidas é um conforto a mais em relação aos demais táxis e tem preço fixo.


No Egito, o serviço de Uber funciona bem e também é uma opção. Além do Uber, existe também o Careem. Apesar do Careem ser mais barato, algumas pessoas dizem que o Uber é mais confiável.


Se contratou um receptivo local para fazer sua viagem, com toda certeza o transfer do aeroporto já estará incluído no pacote e pode ficar tranquilo. Se não contratou mas gostaria de agendar um transfer particular antes da ida, existem opções a partir de U$12 o trecho (para um passageiro só). É mais caro do que o táxi (caso pague o preço justo) mas, bem barato considerada as proporções da cidade do Cairo. Você pode contratá-los aqui. Já usei os serviços e recomendo.


A linha 3 do metro do Cairo em breve chegará ao aeroporto e o conectará ao centro da cidade. A construção está bem avançada e já chegou a Heliópolis, um bairro bem próximo.


O aeroporto do Cairo está dividido em duas partes, a nova e a antiga e elas são bem longes uma da outra. Caso precise trocar de terminal, tem um trem dentro do aeroporto que conecta uma parte a outra.


É oferecido o serviço de wi fi, mas comigo nunca funcionou. Ou não conecta, ou quando conecta não abre nada. Se precisa entrar em contato com alguém de lá, não conte muito com ele. Devido a isso, muitas pessoas me perguntam se é possível comprar um chip de celular no local. Como o acesso não é permitido a pessoas que não vão embarcar, não existe movimento no saguão e consequentemente praticamente não tem lojas, restaurantes e etc. Todas as lojas disponíveis estão dentro da área de embarque. Pessoalmente, eu nunca vi uma que vende chip, mas pode ter. Ou seja, também não conte com isso.


O free shop não é dos melhores, mas tem várias lojas de artigos típicos e bastante variedade de restaurantes.


Se vai pegar um vôo internacional, vá preparado para passar por procedimentos de segurança três vezes. Na entrada do aeroporto todas as malas devem passar na esteira, inclusive bolsas e mochilas, e passagem e passaporte tem que ser apresentados. Logo depois para passar para a área de check in, novamente tem que colocar tudo na esteira e passa no detector de metais, o que inclui todo aquele procedimento de tirar bota, cinto e demais metais. Depois de fazer o check in, para o acesso a área de embarque é necessário novamente checar o passaporte e passagem e passar na imigração (sim, normalmente dois agentes diferentes checam o passaporte). E depois, antes de entrar no avião, já no seu portão de embarque, mais uma esteira para a mala de mão e mais um detector de metal. Portanto vá cedo, pois todo esse processo costuma ocasionar filas.


Já para os vôos nacionais, normalmente o processo é aliviado para estrangeiros, são só duas esteiras e normalmente não são tão rigorosos com turistas ocidentais quanto são com eles mesmos na checagem.


Se chegou a esse post, imagino que esteja preparando sua viagem para o Egito, então recomendo ler esse post, na qual dou várias dicas sobre o planejamento da viagem para o Egito e quais considero serem as melhores opções.

Posts Relacionados

Ver tudo

Programe sua viagem com a gente

Posts relacionados 

bottom of page