top of page
Buscar

A prática leva a perfeição! Sakara, Dahshur e Pirâmide Vermelha

  • Foto do escritor: Michelle Bastos
    Michelle Bastos
  • 24 de jan. de 2015
  • 3 min de leitura

Embora sejam as mais famosas, as Pirâmides de Giza não são as mais antigas. Muitas tentativas foram feitas anterirmente, resultando em pirâmides menores e não tão perfeitas. As mais importantes delas, se encontram próximas a antiga capital, Memfis, a aproximadamente meia hora do Cairo.


Fomos de carro. No caminho, a paisagem foi um pouco diferente do que haviamos visto antes, muita area verde e de agricultura. Bem diferente do poeirão do Cairo.


O bom dessas pirâmides é que por receberem menos turistas, tem menos assédio dos vendedores locais, e consequentemente menor estrutura do que Giza.

Já estávamos nos acostumando com os procedimentos de segurança recorrentes no Egito (que vou contar em um próximo post). Entretanto lá foi bem curioso. Revistaram completamente os dois carros, abriram porta malas e tudo. E fizeram um interrogatório pro meu marido e amigos dele egípcios. Com a gente, eles não se preocuparam. Pra se ter uma ideia, meu marido estava de óculos e eles pediram pra tirar pra ver os olhos dele, além de pedir documentos, perguntar onde estava o nosso contrato de casamento se a gente era casado mesmo. Como assim? Eu saio pra passear e tenho que levar contrato pra provar que sou casada? Eu hein! Depois de uns 20 minutos, entramos no sítio arqueológico.


Próximo a entrada, avistamos uma area de escavação com varias pessoas trabalhando. Nos contaram que eram arqueólogos procurando algum templo ou afim. Alguns dias depois de voltar de lá, foi anunciado que encontraram um templo nas redondezas. Achei muito curioso como até hoje, há um mundo desconhecido sob a areia, e como por todo lado no Egito ainda se encontram novos monumentos e tesouros faraônicos. Todo mundo conhece alguém que encontrou um. E há um lado místico em relação a eles.


Atualmente, locais usam da ajuda dos “espíritos” para encontrar. Como assim? Diz a lenda, que cada templo tem um espírito guardião. Então, não sei bem como, eles se comunicam com os espíritos e perguntam onde se encontram os templos. No inicio, achei que era só uma história cinematográfica pra impressionar, mas parece que funciona. O problema que essa atividade é ilegal, uma vez que tudo que vier a ser encontrado pertence ao governo.


Meu marido conta que o avô de um amigo encontrou um tesouro desse com diversas estátuas de ouro. E que há tres gerações a familia vive disso, quando a coisa aperta, vende uma estátua no mercado negro. Ele conta tambem, que o pai dele e dois amigos encontraram uma tumba no sul do Egito, mas que o pai dele acabou desistindo de entrar, porque também conta a lenda que se você não tiver autorização do espírito para entrar, você é amaldiçoado. A questão é que lá, eles realmente levam isso a sério. Não é só história de Hollywood.

Voltando novamente as atenções pro sítio arqueólogico, a pirâmide de Sakara tem 6 andares por assim dizer. Cada um desses degraus é chamado por mastaba. Nos arredores também se encontram os templos relativos a ela, bem conservados. Foi projetada pelo arquiteto do rei, Imhotep e pode-se dizer que foi um protótipo das pirâmides que viriam a seguir. Nos arredores é possivel ver vários montes de pedra, que na verdade foram tentativas de construções de pirâmides.


Depois dela, a que mais se aproximou foi Dahshur, a alguns kms de Sakara. É preciso comprar outro ticket para visitá-la. Dashur pecou apenas nos ângulos. O ângulo de sua base estava muito aberto, o que faria com que ela ficasse muito alta. Quando perceberam o erro, resolveram fechar o ângulo e terminá-la mesmo assim como experiência. A isso se deve o visual arredondado.


Finalmente, depois dela, a primeira pirâmide perfeita, a Pirâmide Vermelha.


Ela foi construída pelo pai de Queops, que mais tarde fez a Grande Pirâmide de Giza. Foi possível entrar na pirâmide. Entretanto, do grupo eu fui a unica que desisti e voltei depois de alguns metros. É um corredor super apertado, e apesar de ser dificil a posição e tal, o problema mesmo foi a falta de ar e a sensação de estar ficando fechada. Se tivesse uma coisa fantástica lá em baixo, tipo o tesouro do faraó, eu até teria insistido, mas achei que não ia compensar meu sofrimento e não fazia tanta questão. Mas o pessoal gostou da experiência.

 
 
 

Posts Relacionados

Ver tudo
Voando KLM para o Cairo

Não existem voos diretos do Brasil para o Egito, então a cada ida é uma busca pela passagem perfeita. Que associe bom preço, boas...

 
 
 

Programe sua viagem com a gente

Posts relacionados 

bottom of page