Monte Parnassos: Porque a Grécia não é só ilha!
Quando se fala em Grécia, nada muito além das aulas de história e das icônicas fotografias das ilhas cíclades pairam em sua mente. E na verdade, pode-se dizer que você não está tão equivocado assim, uma vez que esses pontos são a melhor parte. Entretanto, há muito além disso para se conhecer.
Toda a vivacidade grega esta no verão. É quando tudo acontece, é o país na sua melhor face. Mas, as leis da natureza são implacáveis, e o inverno sempre haverá de chegar. Parece que estou fazendo um certo drama e estou mesmo, heheh. Se planeja conhecer a Grécia, venha no verão e verá sua melhor versão. No inverno, a gente tenta remediar pro tédio não tomar conta.
Os gregos tem loucura com o verão e no inicio eu não entendi porque tanta obsessão. Mas faz todo o sentido. A aura do país muda, nao é só o clima. Só estando aqui pra entender a diferença. E se você não tem tempo pra viver os dois e vê-la por si próprio, vai por mim, experimente o verão.
Entretanto, a Grécia tem sim algumas opções pro inverno. Inclusive, muitas estacoes de esqui. Já que eu amo esquiar, desde que trabalhei em uma estação de esqui nos States, resolvi ir ver qual era.
Escolhi ir para Parnassos. A maior estacão grega é maravilhosa, assumo. E escolhemos um dos melhores dias que poderíamos ir. Havia nevado a noite toda, então a neve estava super fofinha, estilo cinematográfico, mas o dia estava super ensolarado e consequentemente com a temperatura agradável.
De Atenas, existem alguns ônibus que fazem bate e volta pra estação, o que quebrou um galhão, já que aqui na Grécia depender de ônibus e trem, significa ter que fazer milhares de baldeações. E o melhor, custou míseros 10 euros ida e volta.
Antes de chegar na estação, o ônibus para em uma loja de aluguel de equipamento, que é mais barato do que na estacão, e não é pegadinha do malandro não. É mais barato mesmo. Acabou, que depois de agendar a viagem, lembrei que meu seguro não cobre esportes de neve, e como sei por experiencia própria que a probabilidade de se machucar é muito grande, não quis arriscar a quebrar um braco de novo, só que dessa vez sem seguro. Então, fui só pra ver, mas fiquei com uma super invejinha.
Antes de chegar no Monte, o ônibus passa em uma cidade chamada Arachova, que eh a coisa mais linda. E super quero ir passar um fim de semana lá. A cidade é um charme, e tem a fama de ser “a Mykonos do inverno”.
O Monte Parnassos tem 2250 metros. E na verdade, possui duas rotas e estações de ski que são integradas. Na verdade é tao grande e tem tantas pistas que até agora não sei muito bem em qual dos dois chalés fui parar, se foi Kelaria ou Fterolakka. Pegamos o teleférico (10 euros), e passamos o dia no chalé, brincando com a neve e tal. Ensinei a técnica do boneco de neve pro Sedik, só falta aprimorar, hahaha.
Posts Relacionados
Ver tudoNão existem voos diretos do Brasil para o Egito, então a cada ida é uma busca pela passagem perfeita. Que associe bom preço, boas...