top of page

Transporte público em Atenas


Estação do metrô em Atenas


O transporte público em Atenas e supereficiente e fácil de usar. Com exceção do mês de agosto (férias de verão europeia), os ônibus e metrôs tem uma boa frequência e nunca estão super lotados, além de grande parte possuir ar condicionado.


As estações de metrô de Atenas, são uma atração à parte. Várias possuem uma espécie de minimuseu que exibem estátuas e peças, muitas encontradas durante a escavação dos túneis. A arquitetura delas também e bem interessante, principalmente na linha mais nova, a azul.


Estação do metrô em Atenas


Os bilhetes e passes são integrados, o que significa que você pode migrar de uma coisa para outra sem necessidade de um novo bilhete. O bilhete simples que custa 1,40 euro, dá direito a 90 minutos em trânsito. Logo na entrada do metrô você pode adquiri-lo em máquinas, ou caso vá de ônibus, pode comprá-lo nos kiosks próximo aos pontos. Depois da compra é necessário validá-lo nas máquinas, ou na entrada do metrô, no ponto do tram, ou dentro dos ônibus e trolleys.


Máquinas para compra de tickets


Parece moleza andar sem bilhete por lá, já que é tudo aberto e conta com a honestidade das pessoas, mas existe fiscalização, e caso seja pego sem ticket, ou com ticket sem ter sido validado, a multa e de 40 vezes o preço da passagem.


Caso precise mesmo economizar, na entrada das estações de metro, sempre tem vários tickets próximo as escadas rolantes, bancadas e máquinas. Esses tickets foram deixados ali por que ainda estão válidos (ou seja, ainda não usaram os 90 minutos), você pode pegá-los e usá-los numa boa. Muitas pessoas também oferecem, não fiquem com vergonha de pegar, é super normal. Não vai precisar dos 90 minutos do seu? Ofereça também. E se você tiver uma super cara de pau, pode perguntar "você tem um ticket pra me dar?" Já vi varias pessoas perguntando e funciona, mas confesso que nem sob a capa do anonimato de expatriado, nunca tive cara de pau para tanto.


Além do bilhete simples, há também outros tipos, os que valem o dia todo (4,50 euros), cinco dias (9 euros), e o mês todo (30 euros), mas que você precisa fazer uma espécie de carteirinha. Sendo que esses não incluem viagens até o aeroporto. Para o aeroporto é necessário ticket especial tanto de metrô (10 euros), quanto de ônibus (6 euros).


Há entretanto, um passe turístico, que inclui ida e volta para o aeroporto, mais 3 dias de passe livre por 22 euros.


O que será melhor para você, depende de sua estadia e hospedagem. Dependendo de onde ficar o seu hotel, você não vai precisar de transporte para quase nada, e aí não compensa os tickets estendidos. Aí é com você estudar seu roteiro, suas opções e ver o que é melhor.


Ônibus e Trolleys

Para consultar rotas e horários, acesse o website em inglês: http://www.oasa.gr/?id=ind3ex&lang=en

Ônibus em Atenas

Trolley em Atenas

Informações atualizadas: http://www.athenstransport.com/english/tickets/

Metrô

Atenas conta com três linhas de metrô, sendo que a linha azul vai até o aeroporto e a linha verde, até o porto de Piraeus. Durante a semana, em horário comercial, eles vêm no máximo a cada 4 minutos. A noite e finais de semana, o intervalo pode chegar a 15 minutos, mas sempre indicado nos letreiros.

Para seguir até o aeroporto, deve-se observar, que não são todos eles que seguem até lá, alguns param em Doukissis Plakentias. O metrô do aeroporto tem frequência de 30 em 30 minutos e será indicado nos letreiros.

O metrô é bem tranquilo, apenas na área de Syntagma e Panepstimio, nos horários de pico estará um pouco cheio. Mas mesmo assim, não tem aquele costume do empurra-empurra. Se encheu, mesmo que tenha espaço para apertar no estilo sardinha, as pessoas não forçam a entrada. Simplesmente esperam o próximo.

Não se esqueça de validar o seu bilhete em uma dessas máquinas

Tram

O tram é o principal elo de ligação entre o centro da cidade – Syntagma – com o lado praiano. Então, se está em busca de praia e o sol, provavelmente irá utilizá-lo. Apesar de muito novo e com boa infraestrutura, afinal ele foi um presente da União Européia para as Olimpíadas de 2004, pessoalmente, eu não gosto muito, porque é bem lento e quente, praticamente uma sauna no verão. Então quando posso, substituo por ônibus.

Ele possui duas rotas. Ele sai de Syntagma e segue ao primeiro ponto na orla pelo mesmo caminho, mas quando chega na praia, um segue pela direita e outro pela esquerda. Fique atento ao lado que você quer ir e pegue o tram de acordo.

Mapa de estações do Tram


Suburban Railway


O Suburban é um trem que liga o Porto de Pireus e o aeroporto a periferia de Atenas, cobrindo toda a região metropolitana. Também começou a operar em virtude das Olimpíadas de 2004, o que garante um serviço moderno e de boa qualidade.

Mais informações em: http://www.trainose.gr

Barcos (como chegar nas ilhas)

O principal meio de acesso as ilhas, são os barcos ou ferries, saindo dos portos de Pireus e Rafina, ambos em Atenas. Um bom site para pesquisas é: http://greeceferries.com/ .

Para as ilhas mais distantes, existem duas opções de barcos, os rápidos e mais demorados. Obviamente, os rápidos são mais caros, além disso são bem pequenininhos e menos confortáveis. Os mais demorados, são enormes, estilo cruzeiros, e transportam carros, caminhões, tudo dentro. Além de possuir praça de alimentação, shopping, deck, e várias categorias de passagem. Uma dica importante é reservar seu assento no momento da compra, porque costuma acontecer um overbooking e aí tem que ir no chão ou nas mesas da praça de alimentação. Isso em uma viagem que as vezes dura 9 horas, não é nada legal. E já aconteceu comigo.

Trens e ônibus para outras regiões

Quando a gente pensa em Europa, vem sempre em nossa mente que será moleza deslocar via ferrovias. Mas, essa não é exatamente a realidade grega. São pouquíssimos trens e precários. Até as informações a respeito dos mesmos são contraditórias e até a última vez que precisei só era possível comprar ticket na própria estação.

O trem mais usado é o noturno com destino a Thessaloniki (segunda maior cidade grega). Peguei esse trem quando fui a Meteora e não foi muito agradável. Os carros são antigos, lotados, e tivemos problemas com as passagens, pois uma outra pessoa tinha o mesmo assento que a gente.

Mais informações no site: http://www.trainose.gr/en/

Aeroporto

Atenas conta com um único aeroporto, o Eleftherios Venizelos. Apesar de não ser tão grande, comporta muito bem o fluxo e é super moderno e organizado. Um dos meus preferidos na Europa.

Ele oferece diversos serviços como internet grátis, e computadores com impressoras acopladas, nos quais você pode fazer seu check in online e imprimir o cartão de embarque. Além, é claro, de diversos restaurantes e lojas das melhores marcas.

Como chegar: metrô (linha azul – 10 euros), ônibus (X94, X95 e X96 – 6 euros) e Suburban.

Portos

Atenas possui dois portos: Pireus e Rafina.

Pireus concentra o maior volume de partidas e chegadas, além de possuir melhor localização e fácil acesso. Entretanto, nunca deixe para ir em cima da hora, pois o porto é enorme, e dependendo você precisara andar muito (muito mesmo) para chegar ao seu portão.

Como ir: metrô (linha verde) ou ônibus.

Rafina, apesar de mais complexo de se chegar, pois está localizado a 30 km do centro da cidade, costuma oferecer tarifas mais baratas para diversos destinos.

Como chegar: onibus da empresa Ktel, saindo de Pedion Areos. Mais informacoes: (+30 22940) 23440.

Há também ônibus direto para o aeroporto, por 3 euros. Mais informações no local.




Posts Relacionados

Ver tudo

Voando KLM para o Cairo

Não existem voos diretos do Brasil para o Egito, então a cada ida é uma busca pela passagem perfeita. Que associe bom preço, boas conexões e qualidade. Já utilizei os serviços da Air France, KLM, Etih

Programe sua viagem com a gente

Posts relacionados 

bottom of page