top of page

Como é trabalhar na Grécia?



Cada pais tem suas peculiaridades, e isso inclui as leis trabalhistas. Muita gente me pergunta como e trabalhar na Grécia, como sempre digo e repito, não é o melhor lugar no momento. Mas, não custa matar a curiosidade de quem quer saber mais.


A primeira coisa a se considerar é visto. Uma das únicas maneiras é se você tem passaporte europeu. Tá, eu não tenho e como eu fiz? Como contei aqui, meu contrato de trabalho foi feito através da Aiesec, o que me permitiu um visto de "estágio". O visto de trabalho mesmo, é quase impossível, digo porque já tentei.


Digamos, que você seja um cidadão europeu e consiga um trabalho por aqui. Você vai precisar providenciar alguns documentos gregos, como o AFM (que contei aqui) e é uma espécie de CPF, e o Ika, que é uma espécie de seguro de saúde público.


Em geral, o dia a dia das empresas é bem tranquilo, os gregos prezam muito a qualidade de vida. Então, sempre é hora para um café, para uma pausa e tal. Dificilmente você verá um deles, estressado, fazendo 30 coisas ao mesmo tempo. Não é da natureza deles. O que eu acho ótimo é que na maioria das empresas, o turno começa às 10h da manhã. E termina, as 18h. A diferença, e que não se tem horário de almoço, você come na empresa no horário que der, as vezes até na própria mesa de trabalho. Normalmente, as empresas têm cozinha, e você leva a sua comida para esquentar. É o tempo de comer, se tiver tranquilo de trabalho, fazer uma horinha e voltar a trabalhar.


Em relação as leis trabalhistas existem partes boas e ruins. As férias, eu adoro a forma como eles fazem. Ao invés de ser um mês corrido, é um dia e meio por mês. Que você pode tirar todos os meses, ou acumular. Mas você escolhe e combina com seus superiores, o que no geral é muito tranquilo. O bom é que trabalhou um mês, já tem direito a "férias".


Eles também têm benefícios relacionados ao que chamamos de décimo terceiro, o que eles chamam de bônus. São três por ano. Um igualzinho o nosso décimo terceiro em dezembro, e mais meio salário na Páscoa e mais meio em julho, porque são as férias de verão. Então ao todo são 2 salários a mais. Mas eu sei que nem todos são pagos pela empresa, eu não sei quais ou quantos, o próprio governo é que deposita.


Mas como nem tudo é fácil assim. Os salários na Grécia não são "Nossaaa, tô rico". O salário mínimo gira em torno de 550 euros, o que é bem pouco comparado ao custo de vida. E além disso, os impostos são altíssimos. 25% do salário vai embora de imposto, isso mesmo, 1/4 do que você ganha vai diretinho para o governo.

Posts Relacionados

Ver tudo

Programe sua viagem com a gente

Posts relacionados 

bottom of page