top of page
Buscar

5 tradições gregas

  • Foto do escritor: Michelle Bastos
    Michelle Bastos
  • 1 de jun. de 2016
  • 2 min de leitura

Trabalhar em uma grande empresa grega significa comer doces, doces e mais doces. Trabalhar na Grécia não faz bem ao regime. É tradição grega que qualquer coisa que você esteja comemorando, tem que pagar uns docinhos para os amigos. Aniversário, casamento, noivado, viagem, nascimento do filho… Imagina em uma empresa. Todo dia alguém está comemorando alguma coisa. É doce que não acaba mais.


Além disso, quando você é convidado a casa de alguém, ou vai fazer uma visita, é educado levar doces. Normalmente, a pessoa nem prepara sobremesa, porque as visitas levarão. Então você passa em alguma confeitaria, que por aqui tem milhares, e compra tortas, bombons ou whatever para levar. Eles colocam numa caixinha super linda.


Outra tradição super curiosa é o Name Day, ou dia do nome. Cada nome grego, tem o seu dia, então além do seu aniversário, você tem o seu dia de nome, que é comemorado com a mesma pompa e importância do primeiro. O que no final significa, mais uma oportunidade de comer uns docinhos.

Quando se configura o Facebook em grego, logo abaixo dos aniversários, ele mostra também quem está celebrando Name Day para você dar parabéns. Pena, que só tem para os nomes gregos, queria um dia do nome para chamar de meu.


Foto: http://orthognosia.blogspot.com.br/


Tem também a Vasilopita no início do ano. Pita em grego significa torta, nesse caso, a torta do Vassilis, que está associada ao santo de mesmo nome, cujo dia se comemora em primeiro de janeiro. Mas qual é o bacana da coisa? No início do ano, fazem uma torta e escondem uma moedinha dentro. Cada um vai cortando um pedaço, e quem encontrar a moedinha terá sorte o resto do ano. Nas empresas, nem precisa esperar tanto, a sorte é instantânea, elas dão prêmios que variam de um dia de folga a 500 euros para o funcionário sortudo. Ah, e o resto da galera empurra para comer a torta por educação, porque é bem ruinzinha, rs.


Além disso tem o dia do churrasco, conhecido como Tsiknopempti (quinta gorda em tradução adaptada). É comemorado na quinta feira antes do carnaval. Preparando para jejuar durante a quarentena, é o dia de tirar a barriga da miséria.


No Natal, além das tradições internacionais, tem também as criancinhas com os triângulos (instrumento tipo de forró). No dia 24 de dezembro, elas estão por todos os lugares cantando músicas de natal e tocando o triângulo (o que nem sempre é agradável aos ouvidos), e no final você dá umas moedinhas para elas. Como no último Natal eu estava meio perdida, várias vieram tocaram para mim, e eu fiquei olhando para elas rindo. Foram embora super frustadas tadinhas, só depois fiquei sabendo que elas estavam esperando uns trocadinhos.

 
 
 

Posts Relacionados

Ver tudo
Voando KLM para o Cairo

Não existem voos diretos do Brasil para o Egito, então a cada ida é uma busca pela passagem perfeita. Que associe bom preço, boas...

 
 
 

Programe sua viagem com a gente

Posts relacionados 

bottom of page