top of page
Buscar

Dirigir na Grécia

  • Foto do escritor: Michelle Bastos
    Michelle Bastos
  • 11 de jan. de 2017
  • 2 min de leitura


A PID – Permissão Internacional para dirigir – é aceita na Grécia. Para solicitá-la basta entrar no site do Detran, emitir a guia, cujo valor varia de estado para estado, pagá-la e esperar chegar em casa. O que demora em média 15 dias. Ela nada mais é que uma habilitação em todas as línguas, mas só é válida junto com a habilitação brasileira, tem que trazer as duas. Assim, você estará apto a dirigir no trânsito grego.


A gente costuma se referir a trânsito, no sentido de tráfego. Isso, você pode esperar o melhor da Grécia, não é tumultuado, você não fica horas parado, flui que é uma beleza. Mas se a gente se referir a qualidade dos motoristas e como a coisa anda, motoristas brasileiros devem se precaver.


Duas das primeiríssimas coisas que me impressionaram por aqui estavam relacionadas a isso. Acho que se você perguntar a um grego o que é um capacete, eles te respondem que é um acessório de inverno. Por que essa é a impressão que eu tenho, rs. Eles só usam se tiver muito frio. No verão, absolutamente ninguém usa capacete por aqui, achei até que não fosse obrigatório, mas é.


Outra coisa está relacionada a forma como estacionam. De qual forma? De tudo quanto é jeito. Em fila dupla, com mais de meio carro para fora da esquina, na diagonal na esquina, onde tiver um espacinho (ou não), estão parando. Só fui entender quando comecei a dirigir aqui, e aí vi que a cidade simplesmente não tem onde parar. Primeiro, as ruas são estreitíssimas. Segundo, os prédios antigos não têm garagem e como a criminalidade é baixa, o pessoal deixa o carro na rua mesmo, ocupando uma vaga mesmo sem estar circulando. Estacionamentos pagos não são frequentes também. Então, realmente estacionar por aqui é tarefa árdua e faz você ficar rodando, rodando, rodando. Em uma dessas eu e um amigo, ficamos uns dois minutos discutindo sobre parar ou não ocupando um pouquinho do espaço de uma garagem. Estacionamos com a maior culpa na consciência. Fizemos tudo rapidinho e voltamos. Inacreditavelmente, alguém ainda estacionou atrás da gente, na perpendicular da via (tipo moto) e ainda gentilmente nos deixou um espacinho para sair. Hahaha.


Acredite, esse carro prata está estacionado na fila dupla.


No geral, é bem complicado, porque eles não respeitam muito preferências, te cortam do nada, te fecham e estacionam em todos os pontos de ônibus.


Para os pedestres é importante saber que quando o sinal de perdestes está verde, significa apenas que carros que estão vindo reto, não virão. Possíveis carros convergindo estão liberados. Só descobri isso depois que quase morri pela terceira vez. Na primeira fiquei muito brava com o motorista que “não respeitou o sinal”, na segunda pensei, “mas ninguém respeita, hein”, na terceira eu conclui que só podia ter algo errado era comigo.


Outra coisa que acho super curioso na Grécia é que os postos de gasolina são debaixo de prédios.



 
 
 

Posts Relacionados

Ver tudo
Voando KLM para o Cairo

Não existem voos diretos do Brasil para o Egito, então a cada ida é uma busca pela passagem perfeita. Que associe bom preço, boas...

 
 
 

Programe sua viagem com a gente

Posts relacionados 

bottom of page