Sabores do Mundo Receita egípcia - tainha à moda de Alexandria
- Michelle Bastos
- 3 de nov. de 2016
- 3 min de leitura
Já comentei aqui no blog que amo gastronomia tanto quanto viagens. E para mim, uma das melhores experiências de viagem é descobrir sabores locais. O problema é que quando volto para casa, na maioria das vezes, não sentirei esses “gostos” mais. Mas, uma vez registrado na memória gustativa, vou sempre sentir aquela vontade de comer algo que experimentei em alguma viagem.
Foi assim que comecei a me interessar pela culinária. A única forma de reviver essas experiências gastronômicas era cozinhar eu mesma. Está certo que hoje temos muitos restaurantes internacionais até em cidades relativamente pequenas, mas se não tem exatamente o mesmo gosto de quando experimentei pela primeira vez no lugar tal, meu paladar não reconhece como. Eu quero sentir o mesmo gosto, e que aquele gosto me transporte as sensações que senti no lugar e reavive todas as boas memórias. Por exemplo, a primeira vez que comi salada Ceasar foi nos EUA, e era uma coisa que eu comia frequentemente. É relativamente uma coisa super fácil de ser encontrada no Brasil, faz parte do cardápio de muitos restaurantes e encontra-se o molho até no supermercado, mas nenhuma delas tinha gostinho de EUA. Só matei minha vontade, quando preparei eu mesma o molho, usando toda a memória de sabores que eu tinha para chegar às quantidades da receita. Aí sim, me senti de novo em Minnesota, em uma mesa qualquer do restaurante da estação de ski que trabalhava, almoçando para voltar ao trabalho, enquanto assistia a neve cair lá fora. Para mim, gastronomia chega a ser uma forma de saudosismo.
Então, resolvi trazer algumas receitinhas que para mim representam lugares. Vou começar com uma receita egípcia, que é uma das minhas refeições preferidas. Tainha a moda de Alexandria, ou Buri Singari.
Alexandria é uma cidade litorânea no mar mediterrâneo, por isso, suas receitas de peixes e frutos do mar, são referências em todo país.
Buri Singari

Ingredientes:
1 tainha inteira grande e limpa
1 tomates em rodelas
1 pimentão em rodelas
1 cebola em rodelas
5 dentes de alho
2 colheres de sopa de cominho
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
E nesse caso, usei pimenta dedo de moça picada.
Vinagre para limpar o peixe.
Preparo
Limpar o peixe com bastante vinagre. Forrar a forma com papel alumínio. Colocar o peixe aberto na forma. Fazer uma mistura com as pimentas, o cominho e o sal e passar por todo o peixe. Logo após cobri-lo com as rodelas de tomate, pimentão e cebola (preferencialmente nessa ordem). Cobrir com papel alumínio e levar ao forno. Após 15 minutos, retirar o papel alumínio e deixar por mais aproximadamente 15 minutos, ou quando considerar que está pronto. Os legumes precisam murchar.
Então, é só retirar do forno e servir com arroz (eles usam arroz com bastante cebola e um pouco de molho de tomate), tahine e salada.

Receita da Tahine
Ingredientes
1 pote pequeno de Tahine
3 dentes de alho cortado pequenininho ou triturado
Cominho
Pimenta do reino
Pimentas vermelhas que desejar
Limão
Salsinha para cobrir
Água fervente o quanto baste
Preparo
Misturar a Tahine com o alho, o cominho, as pimentas, e o limão. Acrescentar a água fervente, e misturar em movimentos circulares rápidos. Usamos aproximadamente 1 xícara de água, mas isso dependerá da marca da tahine que comprar e claro, da quantidade dela que usar. O ponto certo é de uma pastinha, tem consistência, mas não é dura. Cubra com salsinha picada.
Posts Relacionados
Ver tudoNão existem voos diretos do Brasil para o Egito, então a cada ida é uma busca pela passagem perfeita. Que associe bom preço, boas...