top of page

O que comer na Grécia

A culinária mediterrânea é conhecida de longa data por todos nós. Senão teve oportunidade de degustá-la, no mínimo, já ouviu sobre seus benefícios e delícias em um Globo Repórter da vida. Pela longevidade ou não, fato e, que não vai querer perdê-la.


Não espere paladares fortes ou comidas com uma pitada a mais de tempero. A combinação sutil de sabores, e a leveza dos pratos, são suficientes para você pedir bis. Ah, e sabe o arroz à grega? Nunca vi por aqui!


Mas o que experimentar? Que tal começar pelos clássicos?


Souvlaki


Bom, qualquer qualquer expatriado que se preze em Atenas (principalmente se a conta do banco está uma lastima), é admirador do Souvlaki. Brincadeiras à parte, além de barato, o souvlaki é uma delícia, e não será sacrifício nenhum que sua alimentação seja a base dele. Entretanto, acho que ele dissoa um pouquinho do padrão "comida saudável", e não é nada light. É considerado a junk food grega. E qualquer hora, é hora de souvlaki. No almoço, na janta, voltando da balada, no happy hour da empresa, tudo combina com souvlaki.


O souvlaki é o tradicional churrasco grego, de frango ou porco. Ele pode ser servido como um prato, acompanhado de batatas fritas e tomate. Ou, como Gyro, que é a versao sanduiche! Enroladinho dentro do pão pita, tem a carne, tomate, alface, cebola, batata frita (sim, dentro do sanduba), e um molhinho que é especialidade grega, o Tzatizik – uma combinacao de yogurt, alho e pepino – tudo no ponto certo.


O preço do gyro varia entre 1,80 e 4 euros, dependendo do quão turística é a souvlakeria.


Greek Salad


Outro clássico que não deve ser ignorado, e dessa vez que faz jus à fama da gastronomia grega. A típica salada grega, é uma combinação de tomate, pepino, cebola, pimentão, azeitonas e o toque que faz toda a diferença: um pedaço caprichado de queijo feta. Ah, e claro, regado ao melhor azeite.


Para mim, a salada já é um prato completo, inclusive, esse foi meu almoco por semanas a fio, quando me mudei pra Atenas. Virou tipo um vício. E depois tentei reproduzir no Brasil, mas sem o Feta, ficou completamente "xoxa" e sem graça.


Os preços nos restaurantes variam entre 6 e 9 euros. Mas normalmente, são enormes, e como entrada servem umas 3 pessoas.


Queijo Feta


Alguns lugares para mim têm gosto, outros tem cheiro, outros tem som. Explico, quem nunca sentiu um cheiro que te leva imediatamente para um lugar guardado na memória, ou escutou aquela música que te fez se sentir de novo em um lugar especial? Pra mim, Grécia tem gosto de Feta. E essa é uma daquelas coisas que você tenta comer até enjoar, para não sentir falta depois, já que não encontrará em lugar nenhum.


Na verdade, até se encontra, mas o que eu comi tanto no Egito quanto no Brasil, pode até ser considerado Feta, mas não tem gostinho de Grécia.


É um queijo coalhado feito a partir do leite de cabra e ovelha. Daí eu me pego tentando colocar em palavras, o que e inexplicável. Mas imagina (e melhora e muito) a textura de uma ricota, com um gostinho de um queijo mais salgadinho. Ahh, tem que experimentar!


Azeitona e Azeite


Que a Grécia é referência na produção de azeite, e tem uma das melhores azeitonas do mundo eu já sabia. Mas daí que eu ia encontrar um monte de "arvorezinhas de azeitona" pelo caminho, eu nem sabia. Achei tão fofo! E eu lá admirada olhando para as oliveiras, e os amigos gregos tentando definir, afinal, o que aquilo tinha de tão especial. "Não, eu nunca vi uma oliveira". (Adoro esses momentos tão simples de uma viagem, mas que são especiais e que nos encantam tanto quanto um grande monumento.)


Enfim … Até pela grande oferta, Azeite na Grécia é usado sem dó. Não vem com essa de furinho bem fininho na latinha, não. Nem latinha tem, o mínimo que se encontra no supermercado é vidro de um litro. A boa notícia, é que em muitas comidas, o óleo e substituído pelo azeite, e além do gostinho muito melhor, e muito mais saudável, né.


Peixes e Frutos do mar


Foto: pixabay


Em um país com uma costa tão extensa e diversas ilhas, já seria de se esperar. E jamais se decepcionar!


No verão, os polvos pendurados em varais já fazem parte da "decoração" dos restaurantes.


O melhor local para comprá-los e prepará-los é, sem duvida, o Mercado Central em Omonia. Mas, se você turista não tem aptidões culinárias nem muito menos cozinha e tempo, você encontrará opções de ótimos restaurantes em Plaka e Thissio.


Carne de porco e carneiro


Essas são as carnes mais tradicionais lá. Encontrar carne vermelha é bem difícil e caro. Um bife ou uma peça de carne de boi assada inteira, praticamente missão impossível. O que eles consideram “carne” é o biftekia. Uma versão mais glamourosa do bifinho de hambúrguer na proporção de 50% carne de boi, 50% de porco.


Entretanto, a carne de porco e carneiro são facilmente encontradas, mais baratas e em receitas deliciosas.


Pitas


Como explicar as pitas para um brasileiro? Ah... já sei, ela é proporcionalmente importante para os gregos, quanto a coxinha para os brasileiros. Falando sério, pita em grego significa torta, mas no dia-a-dia, são usadas para expressar umas tortinhas (mais para salgadinho mesmo) de massa folhada de queijo (tiropita) ou espinafre. É uma delícia, e é aquela coisa que você passa rapidinho para comer e é barato, em torno de um euro. Precisa de um lanchinho rápido e barato? Aposte nas pitas!


Moussaká


Essa é uma receita que existe em várias versões, grega, turca e egípcia... Ela faz parte, junto com os doces e o “olho grego”, das coisas que são eternos dilemas entre eles sobre quem é o inventor original. Considerando que os três países foram por muitos anos um país só, o Império Otomano, tanto faz, eu quero é comer.

Vou explicar como me explicaram quando perguntei do que se tratava, é como se fosse uma lasanha, que intercala berinjela, carne, molho de tomate e queijo. Alguns levam batatas, outros, abobrinha e por aí vai. É o prato mais famoso para os turistas, embora não seja muito preparado no dia a dia dos gregos.


Mezedes


São os tira gostos gregos. São pequenas porções servidas para acompanhar bebidas alcóolicas. Normalmente são servidos queijos, azeitonas, polvo, saladas e vegetais. E aí, já decidiu o que experimentar primeiro? E se você é uma formiguinha e está se perguntando cadê os doces, o próximo post será dedicado a eles.

Posts Relacionados

Ver tudo

Voando KLM para o Cairo

Não existem voos diretos do Brasil para o Egito, então a cada ida é uma busca pela passagem perfeita. Que associe bom preço, boas conexões e qualidade. Já utilizei os serviços da Air France, KLM, Etih

Programe sua viagem com a gente

Posts relacionados 

bottom of page