top of page

O que beber na Grécia

A Grécia tem diversas bebidas típicas para se experimentar, mas a preferência nacional é café, isso mesmo. Confere minha lista dos imperdíveis (nem sempre por gostosura, alguns estão na lista por tradição, mas é aquela coisa, gosto pessoal).


Cervejas


As cervejas gregas têm acentuado sabor de malte. As mais conhecidas são Fix, Mythos, Alpha e Vergina. Só se encontra lata e long neck, eles não têm o hábito de dividir e beber em copos, e não espere que ela vai chegar “trincando” na mesa, a temperatura da cerveja lá é sempre meio morna. É sempre servido com uma porçãozinha de chips, pipoca ou amendoim.


Ouzo

O típico drink grego tem acentuado sabor e cheio de anis. Quando jogado na água, adquiri aspecto leitoso. Tome como aperitivo ou acompanhado das Mezedes, espécie de tira-gosto. Mas, cuidado o teor alcólico é de aproximadamente 38%.


Vinho - Mavrodaphne


Se você gosta de vinho doce, precisa experimentar. Se não, deve experimentar também. Para mim o melhor vinho grego, e se assemelha um pouco ao vinho do porto. É produzido na pequena ilha de Cefalônia e em Patras.


Vinho branco


O clima mediterrâneo favorece para que a Grécia produza bons vinhos. Você vai encontrar uma grande variedade, entre eles, os mais famosos são os vinhos brancos. Alguns vendidos sem glamour nenhum nos supermercados, em garrafas de 1L de plástico por 2 ou 3 euros.


Oinomilo


Depois de tomar por diversas vezes, até hoje ainda não me decidi se é bom ou ruim. O Oinomilo é um vinho condimentado, adoçado por mel e servido quente. Vem em uma jarra e você toma em pequenos shots. E pelo menos para o meu paladar é um gosto super confuso. E então, você toma mais um, outro... para tentar definir se gosta ou não. E quando vê a jarrinha já acabou. O point para experimentá-lo é a região de Psiri.


Tsiporou


É muito forte! Experimentei uma vez de desavisada. Me falaram que era tipo um vinho (já que é feito de uvas). Não tem nada de vinho e tem 45% e gosto de álcool. Se você gosta de bebidas fortes, experimente e boa sorte!


Café

Para mim, se tem uma bebida tradicional na Grécia é o café. Sem dúvidas, é a bebida mais consumida e de uma forma bem diferente do que a gente faz aqui no Brasil. Sabe aquele “vamos tomar uma depois”, lá o convite é: Vamos tomar um café? Sim as pessoas saem a noite para tomar um café juntas. E eles tomam café o tempo todo, andando pela rua, no trabalho. A cultura de um café “para levar” é forte. No inverno, é cappuccino e os cafés gregos que não são filtrados, ferve-se o pó com a água e toma sem coar. Deixa-se a borra no final.


Agora no verão, a grande estrela é o Frapê, um café gelado (e águado). Eles vão tomando bem devagar e dura uma manhã inteira no trabalho, quando está na metade, eles vão lá e completam com água. Juro! É a bebida oficial das praias também. Nada de cervejinha gelada, o negócio é Frapezinho. Tentei acostumar, mas nunca agradei do tal do Frapê. Agora se você quer uma dose a mais de cafeína, pede o Freddo Cappucino, gelado também. Uma amargura que só.


Posts Relacionados

Ver tudo

Voando KLM para o Cairo

Não existem voos diretos do Brasil para o Egito, então a cada ida é uma busca pela passagem perfeita. Que associe bom preço, boas conexões e qualidade. Já utilizei os serviços da Air France, KLM, Etih

Programe sua viagem com a gente

Posts relacionados 

bottom of page